De 07/04/2025 a 07/05/2025

A PRIMEIRA DOUTORA DE SEIS GERAÇÕES DE MULHERES NEGRAS: do armazém de secos e molhados ao Doutorado

Participe do próximo encontro do Projeto Experiência e Sapiência - Melhor Idade:

 

Data: 07/05/2025
Horário: 13h45min
Local: APROFEM - Unidade República
Praça da República, 386 - 9º andar - Centro - São Paulo/SP

Entrada franca. Não é necessário inscrição.

"A PRIMEIRA DOUTORA DE SEIS GERAÇÕES DE MULHERES NEGRAS: do armazém de secos e molhados ao Doutorado."

Sempre digo que identidade étnico-racial é o pertencimento, identificação territorial, cultural, em que nos identificamos na vida. EU SOU NEGRA! Me reconheci neste conceito de etnicidade quando realizei a primeira grande mudança do ninho materno, a filha única saí de casa para estudar! Digo sobre uma mulher com 35 anos, 2 graduações, 3 ou 4 especializações que decide fazer o mestrado em outro estado. De pedras em pedras meu castelo foi se construindo. No Doutorado em 'Educação, Arte e História da Cultura', na Universidade Presbiteriana Mackenzie, pesquisei sobre a história da minha família Souza (Pelotas) e Soares (Canguçu), tendo minha avó Therezinha e meu avô João, como protagonistas das narrativas para tecer a colcha de fuxicos, confeccionada para representar todos os que fazem parte e delinear os fios negros no território sul-rio-grandense.

Ser a primeira mulher de 6 gerações a se tornar “Doutora”, defendendo as suas próprias origens e raízes negras, tendo sua família como marco de uma tese foi algo incrível. Estas raízes que me formaram, formam e formarão sempre na pessoa que sou, na melhor versão de mim, que ainda desconheço. A vida é formada de caminhos, que por ora são orientados pela ancestralidade, que nos abre portas e portões, porém, é a partir do nosso livre arbítrio, que comandamos o nosso caminhar. O meu caminho é o de nunca desistir de algo que começo, ainda que seja frustrante, desafiador ou não tenha a motivação como um patamar, mas confiante de que tudo que trilhei, estudei e caminhei não foi em vão. Tudo na vida são experiências, vivências que devem ser usufruídas.

Palestrante: Profª Drª Lilian Soares da Silva

Pesquisadora em Educação, História e Turismo na valorização das identidades culturais e étnico-raciais nos territórios negros. Doutora em Educação, Arte e História da Cultura. Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. Especialista em Educação (Educação em Direitos Humanos, Formação Pedagógica de Docentes, Educação de Jovens e Adultos e Tutoria a Distância) e Turismo (Gestão/ Guia em Turismo / Atrativos culturais). 

APROFEM